|

Como organizar o porta-malas para viagens

Irene Loureiro .

A organização de uma mala pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O dilema está sempre no que levar, como levar e em qual quantidade.

Esta tarefa, no entanto, até pode ser bastante fácil e demorar apenas alguns minutos. Só é preciso seguir algumas regras e planejar as coisas com alguma antecedência.

Preparei algumas dicas básicas que vão deixar a tarefa ainda mais fácil:

Não coloque tudo de uma vez no porta-malas, faça a separação conforme critério relacionado abaixo, tomando alguns cuidados:

Malas: Se tiver opção de escolha, opte por malas com tecidos mais flexíveis, fica mais fácil para acomodar no carro.

Objetos, eletrônicos, frágeis: Não coloque objetos pequenos soltos no porta-malas, centralize tudo em engradados, de preferência com rodinhas e puxador retrátil, o que facilita também para transportar depois. Bolsas organizadoras com bolsos internos também são ótimas opções. Quanto aos eletrônicos e itens frágeis, embale em plástico bolha para maior proteção.

Travesseiros, edredons, mantas: Coloque dentro de embalagens de TNT para evitar que se sujem. Para diminuir o tamanho desses itens, a dica é usar bolsas a vácuo, que “emagrecem” o volume em até 10 vezes.

Lanche, comida, bebida: bolsas organizadoras térmicas também com bolsos internos vão conservar os alimentos e proteger bebidas.

Bolsa pequena com troca de roupa e necessarie: Quando a viagem é longa e existe a necessidade de troca de roupa, deixe uma bolsa pequena reservada para isso. Não é seguro ficar com o porta-malas aberto em estacionamentos de lanchonetes ou mesmo na própria estrada procurando por coisas no porta-malas.

Itens de segurança: Os obrigatórios por lei são estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio, mas não se esqueça de colocar também o macaco e a chave de rodas em uma pequena bolsa de nylon colorida. Isso ajudará a encontrá-la rapidamente no porta-malas, em caso de emergência.

Como organizar tudo isso no porta-malas: Acomode os itens mais pesados e altos (malas, presentes, travesseiros) nas laterais do porta-malas para não atrapalhar a visão do motorista. Os itens menores que sugerimos colocar em organizadores com bolsos internos e térmicos ficam no centro do porta-malas. Se houver mantas, elas ainda vão servir de apoio e proteção aos objetos frágeis mesmo que embalados no plástico bolha. Os itens que devem ficar no melhor nível de acesso são a mala pequena com troca de roupa e a bolsa térmica.


*Irene Loureiro é consultora de organização pessoal da OZ! Organize Sua Vida (www.organizesuavida.com.br), empresa especializada em conteúdo sobre organização pessoal e profissional.














The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores