Empresários de Tiradentes criam grupo para divulgação da cidade mineira
Cerca de 20 empresários, que atuam em Tiradentes nos setores de hotelaria, gastronomia, indústria de móveis e artesanato, criaram o grupo Tiradentes Mais com o objetivo de divulgar a cidade mineira, que possui um dos acervos históricos mais preservados do Brasil.
Ted Dirickson, do Hotel Solar da Ponte, um dos participantes do Tiradentes Mais, explica que o grupo foi montado com o propósito de atuar, como uma força tarefa empresarial e independente, na promoção da cidade como um destino turístico. “Tiradentes Mais é totalmente financiado pela iniciativa privada, com capital próprio desses 20 empresários, em um movimento pioneiro que objetiva a soma de recursos individuais para um melhor resultado coletivo.”
Tiradentes Mais abriga um seleto número de empresas que estão integradas culturalmente a cidade e oferecem ao turista produtos genuínos e requintados com um atendimento diferenciado. Nesta primeira fase de implementação, profissionais e empresas de publicidade foram contratados para criar a identidade visual do grupo, dentro de um plano estratégico de marketing. O grupo já está nas redes sociais com o facebook e twitter. O site Tiradentes Mais entrará no ar no próximo mês.
Várias ações conjuntas, como descontos para quem se hospedar ou frequentar restaurantes e lojas do grupo Tiradentes Mais, estão sendo planejadas para este ano.
Grupo Tiradentes Mais tem os seguintes participantes:
Pousadas/Hotéis - Hotel Solar da Ponte (www.solardaponte.com.br), Pousada Pequena Tiradentes (www.pequenatiradentes.com.br)
Restaurantes - Santíssima Gula (www.santissimagula.com.br), Templário e Estalagem do Sabor.
Lojas - Armazém du Arquiteto (www.armazemduarquiteto.com.br
Sobre Tiradentes: Fundada em 1718, com o nome de Vila de São José, Tiradentes tem o seu centro histórico como um dos mais preservados do País. Aos pés da exuberante Serra de São José, a cidade, com ruas de calçamento de pedras, igrejas barrocas e casario colonial, convida para uma volta ao tempo. Depois de prosperar bastante com a mineração e comércio de ouro e prata, durante os séculos 18 e 19, entrou em declínio e ficou praticamente esquecida durante anos, sendo novamente “descoberta” por artistas, intelectuais e empresários na década de 1970.
Neste período iniciou-se a recuperação de todo o acervo arquitetônico e histórico da cidade. Hoje, cerca de 90% da economia da cidade é movimentada pela indústria do turismo. Tiradentes possui dezenas de pousadas aconchegantes e requintadas que atraem turistas do mundo inteiro, além de uma gastronomia de primeira. Apesar de pequena, possui seis restaurantes estrelados. O Festival de Gastronomia, que ocorre em agosto, é concorridíssimo.
A cidade possui inúmeras atrações como a APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra de São José, com trilhas que podem ser feitas a pé ou a cavalo, o passeio de trem Maria-Fumaça, que liga Tiradentes a São João del Rei, igrejas e monumentos muito bem conservados que contam a história do País, concertos musicais regulares no raríssimo órgão recém-restaurado da Matriz de Santo Antônio, o artesanato local, com verdadeiras obras de arte e inúmeras lojas de móveis e decoração. Tiradentes está localizada a 480 Km de São Paulo, 340 km do Rio de Janeiro e a 180 km de Belo Horizonte.
Mais informações sobre o grupo Tiradentes Mais nos links: www.facebook.com/
Fonte: Tiradentes Mais
