Greve de pilotos faz espanhola Iberia cancelar 109 voos


No próximo dia de paralisação, agendado para quarta-feira próxima, serão cancelados 213 voos, totalizando cerca de 23,5 mil passageiros prejudicados nesta semana. Os clientes já foram avisados e receberam alternativas para viajar, segundo a companhia.
"São 109 voos cancelados, ou seja, 35% dos voos previstos", disse o porta-voz. Mais dois dias de greves anularam cem voos diários em 18 e 29 de dezembro do ano passado.
Na greve atual, de acordo com o porta-voz, está sendo "muito mais difícil" encontrar uma alternativa para todos os passageiros do que nas paralisações anteriores, uma vez que é um momento de "retorno de férias".
Segundo comunicado da Iberia, os voos domésticos e para a Europa de curta e média distância, e os de longa distância para a América Latina são os mais afetados. Por enquanto, o movimento não afetou "voos para as ilhas Canárias e Baleares, que são protegidos pelos serviços mínimos", nem os voos operados pela Air Nostrum Vueling.
O sindicato dos pilotos convocou a greve para protestar contra a criação da Iberia Express, temendo que os sejam propostos baixos salários aos novos funcionários e denunciam uma "violação da lei" ao não respeitar o acordo coletivo.
A empresa disse que a criação da Iberia Express não afeta os salários e as condições de trabalho dos funcionários atuais. A subsidiária de baixo custo vai operar voos de curta e média distância na Europa a partir deste ano, de acordo com os planos da Iberia, pertencente ao IAG (Airlines International Group), após sua fusão em janeiro de 2011 com a British Airways.
Fonte:
