|

Rio é a cidade mais visitada do país por turistas estrangeiros, diz estudo



O Rio de Janeiro é o destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros em 2011. De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na segunda-feira (19), 60% dos visitantes desembarcam na cidade para conhecer as praias.

Ainda segundo o instituto, também nessa segunda o Brasil atingiu a marca de 5,4 milhões de visitantes internacionais. Um novo recorde, que superou os 5,35 milhões registrados em 2005.

A Embratur afirma que o bom resultado de 2011 foi resultado de uma campanha maciça de divulgação do que o país tem de melhor e dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar, como a Copa do Mundo (em 2014) e as Olimpíadas (em 2016).

A marca inédita teve como símbolo o casal Cherie e Robert George, que desembarcou na manhã desta segunda, no Rio, num voo vindo dos Estados Unidos. "Estou honrada", disse Cherie, vestindo um dos presentes que ganhou na chegada. Ela revelou ainda que queria conhecer a Praia de Copacabana e o Cristo Redentor.

Preocupação


Mesmo com as boas notícias, os guias de turismo apontam o trânsito da cidade e o Aeroporto Internacional Tom Jobim como motivos para as maiores reclamações dos turistas.

"As obras já estão acontecendo há um tempão. Os elevadores, todos lá dentro, estão com defeito. A escada rolante e o ar condicionado também estão com problema", destacou o guia Eduardo Diógenes.

Já a maior preocupação continua a mesma. "Quando os turistas chegam aqui, a primeira coisa que eles perguntam é se a cidade está segura", afirmou Alexandre Maling, outro guia.

Apesar dos problemas, segundo o levantamento, quase 100% dos turistas deixam a cidade com vontade de voltar.

Fonte:










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores