|

Feriados ajudam demanda da Gol em novembro – mas taxa de ocupação cai



Beatriz Olivon .

São Paulo - A Gol apresentou em novembro um crescimento de 5,4% demanda no mercado doméstico em relação ao mesmo mês de 2010. A empresa credita o aumento ao maior volume de tráfego de passageiros no mercado nacional durante o período dos feriados (Finados e Proclamação da República).

O aumento na demanda foi de 3,0%. Na taxa de ocupação foi de 62,9%. A taxa de ocupação caiu 1,8 pontos percentuais em relação a novembro de 2010 e 2,3 pontos percentuais em relação a outubro de 2011.

Na comparação mensal, houve queda de 4,9% principalmente em função do menor número de dias operados e sazonalidade, segundo a Gol.

Oferta

A oferta do sistema total apresentou crescimento de 6,0% na comparação anual, principalmente devido a alta produtividade das aeronaves, segundo a empresa. Apesar de a Gol ter estreado novos voos, a oferta foi compensada pela descontinuidade da operação de Bogotá na Colômbia e das operações internacionais das aeronaves B767. Em relação ao mês de outubro, houve queda de 1,9% principalmente em função do maior número de dias operados entre os meses, segundo a empresa.

Internacional

O mercado internacional da Gol apresentou queda anual de 18,5% em novembro. A empresa credita isso à devolução de três aeronaves que operavam fretamentos internacionais; à descontinuidade da operação para Bogotá na Colômbia; e à depreciação do real frente a moeda americana.

Na comparação entre novembro e outubro, a demanda internacional apresentou queda de 10% em função da sazonalidade e menor numero de dias operados entre os meses, segundo a Gol.

No terceiro trimestre do ano, a Gol acumulou prejuízo de 516,5 milhões de reais, revertendo lucro de 110 milhões de reais somado um ano antes. De acordo com o balanço da companhia, a desvalorização da moeda brasileira gerou uma despesa líquida com variação cambial de aproximadamente 476,4 milhões de reais.

A empresa espera um crescimento na demanda doméstica em 2012 e vê um cenário de recuperação de yields, rendimento por passageiro por quilômetro voado, na indústria. Na última semana, a Gol anunciou a venda de participação minoritária, cerca de 3%, à Delta por 100 milhões de dólares.

Fonte:

Foto: Luis Argerich










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores