|

CADE aprova fusão de TAM e LAN por unanimidade



São Paulo, dezembro de 2011 – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão de defesa da livre concorrência do Brasil, aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (14) a fusão entre a TAM S.A. (TAM - BM&FBOVESPA: TAMM4 / NYSE: TAM) e a LAN Airlines S.A. (LAN - NYSE: LFL / IPSA: LAN), que criará um dos três maiores grupos de empresas aéreas do mundo em valor de mercado, o LATAM Airlines Group.

Essa era a última aprovação pendente de um órgão de defesa de concorrência.


A aprovação do CADE veio acompanhada de duas condições: que a LATAM abra mão de uma das alianças de empresas aéreas integradas hoje por TAM (Star Alliance) e LAN (oneworld), e que ceda dois pares de slots (autorização para pouso e decolagem) na rota São Paulo/Guarulhos – Santiago.

As companhias já vinham estudando essas medidas, similares a providências requeridas pelo Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC).




A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.290 destinos em 189 países.


Fonte:










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores