|

Bem-estar é tema do novo cardápio internacional da TAM



São Paulo, dezembro de 2011
A TAM Linhas Aéreas lançou ontem, dia 7, em festa no Espaço Lodutti, na capital paulista, seu novo cardápio para os voos internacionais. O exclusivo “Sabor que faz Bem”, elaborado com a consultoria da talentosa chef Bel Coelho, oferecerá pratos com uma harmoniosa combinação de ingredientes funcionais, integrais e orgânicos. Tudo preparado para proporcionar uma alimentação rica em nutrientes, que traz uma sensação de leveza, bem-estar e satisfação. A novidade estará disponível para os clientes a partir de 10 de janeiro de 2012.

“Todos os anos realizamos um grande trabalho de pesquisa para descobrir as tendências gastronômicas mundiais e como levá-las para dentro dos nossos aviões. Em 2012, os nossos passageiros encontrarão pratos não apenas saborosos, mas que também trarão benefícios à saúde”, explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

Depois dos gêmeos Sergio e Javier Torres, que estão à frente dos restaurantes Dos Cielos (Espanha) e eñe (São Paulo e Rio de Janeiro), cuidarem do cardápio “Sabores do Mediterrâneo” neste ano, é a vez de Bel Coelho dar consultoria à TAM. A chef, desde pequena na cozinha da sua casa e depois trabalhando com grandes nomes, desenvolveu um carinho especial pelos ingredientes e pela forma fantástica que eles podem tomar quando combinados com amor e sabedoria.

O “Sabor que faz Bem” oferecerá cerca de 800 opções durante todo o ano – entradas, pratos principais e sobremesas – para atender todas as classes de serviço.

Na Primeira Classe, costeletas de cordeiro acompanhadas de cuscuz marroquino com amêndoas e uva passa, servidas com aspargos verdes ao vapor; filé de Saint Pierre com quinoa e abobrinha ao azeite; tortelloni recheado de queijo Minas, alho-poró e escarola ao molho de tomate concassé e azeite de alecrim com pinoli são algumas das opções disponíveis. De sobremesa, destaca-se o trio com tartelette de limão, torta de chocolate e mini savarin com frutas ao molho de amora.

Para o passageiro da Executiva, nas rotas de longo curso, algumas das opções são filé de salmão grelhado ao molho de maracujá, servido com risoto de palmito; sfogliatte recheado de vegetais e mussarela com molhos branco e de tomate; filé de frango recheado de cogumelos ao molho roti com ervas, acompanhado de purê de batatas e cenoura torneada. Para as rotas curtas, o passageiro poderá escolher entre filé mignon ao molho gorgonzola, acompanhado de cenoura e broto de soja sauté e batata assada com alecrim, e um rondelle recheado de ricota e nozes aos molhos branco e de tomate, por exemplo. Na sobremesa, uma das possibilidades é o cheesecake de chocolate ao molho de frutas vermelhas.

Na Econômica, salada de cuscuz marroquino com folhas verdes e cenoura; filé de frango com ervas finas, acompanhado de arroz com tomate e vagem sauté em cubos; e pudim de pão com uvas passas e calda de caramelo formam uma refeição completa.

Carta de Vinhos 2012

Com a renovação do seu cardápio internacional para 2012, a TAM atualizará também a carta de vinhos que, mais uma vez, está sob a responsabilidade do consultor Arthur Azevedo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo.

Para harmonizar com os sofisticados pratos do menu internacional da companhia aérea, o sommelier buscou vinhos de altíssima gama em diferentes países, com foco nas mais importantes regiões vinícolas do continente europeu.

Na Primeira Classe, por exemplo, o champanhe Drappier La Grande Sendrée (Champagne/França), proveniente de vinhedos de mais de 70 anos de idade, é sucesso garantido. Entre os vinhos, destacam-se o branco Dr. Bürklin-Wolff Pechstein Grand Cru (Pfalz/Alemanha) e o tinto La Croix Figeac (St. Émilion/Bordeaux/França), entre outras opções.

Para a Executiva, foram escolhidos o champagne Drappier Carte d´Or, produzido na pequena e charmosa cidade de Urville (Champagne/França); o vinho branco Dr. Bürklin-Wolff Wachennheimer Altenburg Premier Cru (Pfalz/Alemanha), de um dos mais conceituados produtores da Alemanha; e o tinto Jean-Luc Thunevin Château Bel-Air-Ouÿ (St. Émilion/Bordeaux/França), o nome mais influente de Bordeaux quando o assunto é inovação e transgressão às rigorosas normas de produção dessa tradicional região francesa.

Para a Econômica, as escolhas para os voos de longa duração foram o vinho tinto Callia Alta Malbec, moderno e acessível, e o vinho branco Callia Alta Chardonnay de sabor intenso, ambos de San Juan, na Argentina.

Neste ano, a seleção de bebidas da Primeira Classe da TAM foi premiada pela revista Global Traveler, no ranking Wines on the Wing 2011, como a segunda melhor entre as companhias aéreas de todo o mundo.

Chá a bordo

Em 2010, a TAM contratou a teablender Carla Saueressig – maior especialista no assunto no Brasil – para desenvolver um blend especial para seu serviço de bordo, que continuará disponível no cardápio de 2012.

Carla criou uma bebida vermelha, cor que simboliza a vida e o calor da TAM, em que se misturam os sabores frutados do Brasil tropical e os herbais da Amazônia, e acrescentou-lhe um tom floral e um fundo doce de baunilha, como os bons momentos da vida.

Serviços diferenciados

Os utensílios de bordo têm design elegante e moderno assinados pela holandesa deSter, tradicional fornecedora das melhores companhias aéreas do mundo. Na primeira classe taças e copos são de cristal vermelho tipo Baccarat.

Nos voos internacionais mais longos da companhia (México, EUA e Europa), os clientes da Primeira Classe podem escolher à vontade os cosméticos e demais itens de conforto que querem utilizar durante e após o voo. Já na Executiva, os itens são entregues em práticos nécessaires e os produtos são da holandesa Rituals, uma das mais respeitadas marcas de cosméticos da Europa.

Desde o fim de outubro, na Classe Econômica, o nécessaire distribuído é feito de fibras de garrafas PET recicladas. A adoção de materiais com menor impacto ambiental é parte das iniciativas da TAM para que suas operações se tornem cada vez mais sustentáveis.

A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.


Fonte:










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores