|

TAM registra recuperação no yield doméstico em agosto



Aumento com relação a julho atende às expectativas da companhia de maximizar a receita unitária para assegurar melhor equilíbrio entre yield e taxa de ocupação .

São Paulo, 20 de setembro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas registrou em agosto recuperação no yield doméstico, na comparação com o mês anterior. Yield é o valor médio pago por passageiro para voar um quilômetro. A reposição, que ocorre em mês de baixa temporada, é resultado da estratégia de maximizar o RASK (receita unitária) a partir do melhor equilíbrio entre preço unitário e taxa de ocupação (load factor). Para o terceiro trimestre, a TAM mantém a expectativa de recuperação do yield em 5% na comparação com os três meses anteriores.

“A recuperação do yield confirma a nossa previsão de maior racionalidade do mercado no segundo semestre. Além disso, como trabalhamos constantemente para obter o equilíbrio entre a receita e a ocupação de nossos voos, empenhamos nossos melhores esforços para reduzir custos, tornar nossas operações cada vez mais eficientes e gerar benefícios para clientes e acionistas”, afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

No mercado doméstico, que inclui os dados da Pantanal, o crescimento na demanda foi de 0,9% na comparação com agosto de 2010, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (20) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Combinado com o aumento de 8,1% na oferta (ASK), resultou numa taxa de ocupação de 64,3%. O market share da companhia foi de 38,4%, a vice-liderança do mercado doméstico. A empresa continua na liderança do mercado no acumulado do ano, com participação de 41,9%.

Também no acumulado do ano, os aumentos de 12,9% na oferta e de 18,1% na demanda seguem alinhados com as estimativas apresentadas pela companhia para 2011 para o mercado doméstico.

Em agosto, a TAM manteve a liderança no segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras. Com market share de 89,1%, a companhia registrou crescimento de 8,3% na demanda de passageiros transportados (RPK) e de 10,2% na oferta em seus voos internacionais, na comparação anual. No mês passado, a taxa de ocupação nas operações da TAM para o exterior foi de 80,5%.

No acumulado do ano, a TAM registrou um market share de 88%, com taxa de ocupação de 81,5%. Nos oito primeiros meses de 2010, a demanda cresceu 16,2% e a oferta, 12,2%. O yield internacional da companhia em dólares apresentou uma ligeira redução em comparação a julho, seguindo tendência sazonal do mercado. Julho é um mês de alta temporada, com demanda elevada por viagens internacionais.


A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 38,3% no último mês de agosto. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89% do mercado em agosto. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Desde maio de 2010, a TAM é membro da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo, uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

Fonte:










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores

◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share

Publicidade






Eventos


Accelerate Brazil




InfraBrasil 2013




Recently Added

Recently Commented