|

TAM publica seu Relatório de Sustentabilidade 2010



Documento destaca as principais conquistas sociais, ambientais e financeiras da companhia .


São Paulo, 21 de setembro de 2011 – A TAM acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade 2010. O documento, disponível para download em www.tam.com.br/ri, lista as principais conquistas sociais, ambientais e financeiras da companhia. Entre os destaques, estão a realização do primeiro voo experimental da América Latina de uma aeronave comercial abastecida com biocombustível, a ampliação de parcerias e a continuidade do programa de voluntariado dos funcionários.

“Nossa missão é desenvolver uma cultura que inspire toda a companhia e os públicos com os quais nos relacionamos para, assim, direcionar as tomadas de decisão para ações sustentáveis. Temos a ambição de estar entre os líderes globais do setor aéreo nesse movimento. Para isso, buscamos parcerias em todas as esferas da sociedade”, define Carolina Duque, diretora de Gestão de Pessoas e Conhecimento da TAM Linhas Aéreas.

Em 2010, a TAM direcionou parte de seus esforços para o programa “Transporte Solidário”. Por meio dele, as aeronaves da companhia transportaram gratuitamente 2.178 órgãos e tecidos humanos para transplante e recipientes para acondicionamento de material biológico. Essa iniciativa é uma parceria com a Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNNCDO).

Os animais também são beneficiados pelas iniciativas de sustentabilidade da TAM. Por meio de uma parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a companhia transporta de volta para seus habitats naturais espécies silvestres vendidas ilegalmente e apreendidas pelas autoridades. Em uma dessas ações, 20 pássaros recolhidos pelo Ibama em feiras livres e criadouros clandestino de Pernambuco foram transportados até o Estado de São Paulo, onde foram libertados em uma reserva da Mata Atlântica.

Combustível sustentável
Outra ação de destaque do Relatório de Sustentabilidade é a pesquisa da companhia para desenvolver um combustível alternativo, mais sustentável, que faz parte do esforço para melhorar sua eficiência energética. Em 22 de novembro de 2010, a TAM realizou o primeiro voo experimental da América Latina com uma aeronave abastecida com biocombustível refinado a partir de óleo de pinhão-manso.

O projeto continua em execução por meio de um estudo de viabilidade de toda cadeia produtiva do bioquerosene de aviação, com previsão de conclusão em dois anos.

Desde 2008, a TAM conta também com o projeto Fuel Conservation (Conservação de Combustível), que implementou pequenas alterações na rotina da empresa para permitir a diminuição do consumo desse insumo e, consequentemente, redução das emissões de gás carbônico (CO2). Uma delas foi a diminuição de peso das aeronaves por meio da redução da bagagem dos tripulantes. Eles foram dispensados de carregar malas pessoais em voos de ida e volta realizados no mesmo dia. Outra iniciativa foi a troca dos contêineres de carga feitos de alumínio por unidades de “Ultralite”, uma liga de fibra de vidro com termoplástico que é 60% mais forte e 30% mais leve que o metal. O projeto ainda tornou mais rígido o controle do combustível embarcado e remanescente nas aeronaves, buscando estabelecer uma alta eficiência operacional.

Voluntariado
Os funcionários da TAM continuaram beneficiando a comunidade em 2010 por meio de ações voluntárias. Eles atuam em diferentes iniciativas, como o projeto realizado em parceria com a organização não-governamental Make a Wish, que realiza sonhos de crianças que têm suas vidas ameaçadas por doenças graves. A menina Kassia Emily, de 9 anos, vítima de um câncer que a deixou cega antes de completar um ano, queria pilotar um avião. Ela foi levada até o simulador de voo, onde assumiu o lugar do piloto, além de conhecer uma aeronave.

Outra iniciativa é a parceria com a organização não-governamental Junior Achievement São Paulo, que beneficia jovens de 15 a 17 anos da região do Aeroporto de Congonhas. Funcionários da TAM ministram cursos para preparar este público para o mercado de trabalho.

Sustentabilidade nos negócios
“No ano passado, alcançamos grandes conquistas e empenhamos nossos esforços na construção de uma empresa cada vez mais sólida”, destaca Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas. “Temos agora uma estrutura mais bem preparada para lidar com as oportunidades e os desafios.”


Para 2011, o foco das ações de sustentabilidade da TAM está dividido em três áreas:

• Taxa de ocupação: aviação é uma indústria de capital intensivo. Assim, manter altos níveis de ocupação dos voos é fundamental para a sustentabilidade financeira e responsabilidade ambiental dos negócios. A TAM vem empenhando esforços para manter o equilíbrio correto entre oferta e demanda de assentos em seus voos, evitar tarifas altas e utilizar da melhor maneira seus recursos.

• Meio ambiente: o setor aéreo consome muito combustível. A TAM participa de iniciativas da indústria para aumentar a eficiência no uso de combustível, neutralizar as emissões de carbono até 2020, e alcançar uma redução de 50% nas emissões de CO2 (relativas a 2005) até 2050.

• Segurança: a TAM estabeleceu um Sistema de Gerenciamento de Segurança que tem por finalidade promover a melhoria da avaliação de riscos e a prevenção de acidentes.

A partir de 2011, os investimentos socioambientais da TAM estão concentrados em projetos que ajudem o desenvolvimento do turismo sustentável e a preservação do meio ambiente. “Apoiamos ações conduzidas por gente competente e atuante, em atividades distribuídas de Norte a Sul do Brasil, e também em outros países, exemplos de como o fomento socioambiental poder ir muito além da simples doação de recursos”, comenta Cláudio Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento da TAM Linhas Aéreas.

A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 38,4% no último mês de agosto. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89,1% do mercado em agosto. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

Fonte:










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores

◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share

Publicidade






Eventos


Accelerate Brazil




InfraBrasil 2013




Recently Added

Recently Commented