|

Produção de morango em Monte Alegre do Sul deve ser bem maior; plantio cresceu 41,6% em 2011



Monte Alegre do Sul, a 130 km de São Paulo, já é conhecida como cidade do morango e figura entre os principais produtores da fruta em todo o Estado de São Paulo. Para este ano, a novidade é um aumento de 41,6% no número de pés plantados em relação a 2010. Ao todo foram plantados 531 pés de morango das variedades Camarosa, festival, oso grande e camino real. A cidade tem 24 produtores da fruta cadastrados e se tornou conhecida em todo país por causa do Festival do Morango, evento que acontece anualmente em julho.

A colheita do morango já começou na cidade e os hotéis, pousadas e restaurantes estão se preparando a todo vapor para a temporada. O 3.° Festival Gastronômico do Morango começa dia 2 de julho e acontece durante todos os fins de semana do mês, com 35 estabelecimentos participantes e delícias como merengue de morango, pão de ló de morango, torta de ricota com calda de morango, pastel de morango com chocolate. E ainda outras novidades como Brie com compota de morango, geléia orgânica de morango, lombo recheado com ricota e geléia de morango, calzone de morango e muito mais.

Fora isso, os hotéis e pousadas também investem em um cardápio baseado na fruta, tendo como um dos destaques o fondue de morango com chocolate. Em vários pontos da cidade também é possível comprar a fruta in natura, direto do produtor e, muitas vezes, colhida no mesmo dia. Grande parte da produção de Monte Alegre é comercializada através do Ceagesp em São Paulo e do Ceasa de Campinas. Mais informações www.montealegredosul.sp.gov.br ou em www.morangogastronomico.com.br






Fonte: Monte Alegre do Sul










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores