Ateliês de cerâmica, gastronomia inspirada pela produção de shitake, festival da truta e violeiros são algumas das atrações de Cunha

Além disso, a cidade promove até o dia 10 de julho a 1ª Festa Gastronômica da Truta de Cunha. Nove restaurantes da cidade vão elaborar pratos exclusivos para a festa com preço único de R$ 22. Além disso, os trutários da cidade estarão abertos aos interessados em pescar a truta.
Ainda em termos de gastronomia, o shitake é outra fonte de inspiração para os visitantes de Cunha. A produção local não para de crescer, especialmente graças ao clima favorável, e quem visita a cidade pode experimentar lasanha, quiche e coxinha de shitake. E mais, shitake a Provençal, hambúrguer feito com o cogumelo, estrogonofe de shitake, risoto e outras receitas. Ou ainda levar o cogumelo para casa e preparar suas próprias receitas. O quilo do shitake em Cunha custa cerca de R$ 25,00.
Em termos culturais, a cidade oferece várias atividades ao longo do mês, cinema, teatro, mas um dos destaques é a apresentação dos Violeiros de Cunha. Trata-se de um projeto realizado há dois anos, com shows sempre aos sábados na praça.
A cidade de Cunha
Cunha fica no Alto do Paraíba, a 235 km de São Paulo, e faz divisa com Ubatuba, São Luis do Paraitinga e Guaratinguetá, entre outras no Estado de São Paulo, e mais Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. São apenas 45 km até Paraty, mas parte da estrada, cerca de 12 km não são pavimentados, e o acesso só pode ser feito em veículos 4 X 4.
Desde 1948, Cunha é considera Estância Climática, a única da Serra do Mar. Com uma população de 25 mil habitantes, grande parte rural, a cidade vive da pecuária leiteira e culturas do milho, feijão e batata. Nos últimos anos, o turismo vem crescendo, com forte investimento em estabelecimentos de hospedagem, produção de trutas, cogumelos e artesanato. Um dos destaques da cidade é a cerâmica de alta temperatura, turistas de todo o Brasil vão até Cunha para acompanhar aberturas de fornos e comprar peças dos ateliês. Mais informações www.cunha.sp.gov.br
Fonte: Cidade de Cunha
