|

Águas de São Pedro tem água potável com maior teor de enxofre do mundo; visitantes vão em busca dos tratamentos gratuitos no balneário



Águas de São Pedro, a 180 km de São Paulo, surgiu quando foram descobertos os valores terapêuticos das águas. Tudo foi quase por acaso. Primeiro porque perfuraram em busca de petróleo e encontraram água, depois porque viram que a pelagem dos bois estava mais bonita após consumirem uma água “malcheirosa” e resolveram pesquisar.

O resultado foi a descoberta de uma fonte com o maior teor de enxofre em água potável do mundo. Na Itália, existe água com maior teor de enxofre, mas não é potável em função do pH ácido.

Antes mesmo de saber disso, empresários da cidade como Ângelo Franzin, donos das terras perfuradas, começaram a investir em turismo. Frazin, por exemplo, em 1935, construiu um balneário simples em madeira. Cerca de um ano depois, um grupo de moradores da cidade, entre eles Miguel Carreta, Victório Mazziero, Ernesto Giocondo e Carlos Mauro, fundador do Avenida Charme Hotel, compraram 100.000 m² ao redor dessa fonte e construíram um balneário com 12 banheiras de alvenaria. O Avenida Charme Hotel seria inaugurado em 1940.

Hoje quem visita a cidade pode desfrutar de uma série de tratamentos gratuitos no balneário. Um médico está à disposição dos visitantes para tirar dúvidas e indicar o que é melhor, imersão ou ingestão das águas vindas de três fontes diferentes. A da Juventude, com maior teor de enxofre do mundo, a Fonte Almeida Salles com água bicarbonatada sódica e a Fonte Gioconda com água sulfatada sódica.

“Embora algumas pessoas atribuam efeitos milagrosos às águas da cidade, garanto que não é milagre. É ciência. Em cada um desses dois casos, que são os mais conhecidos, a ciência pode explicar por meio dos elementos componentes da água medicinal. É uma questão de dar aquilo que o organismo realmente necessita”, afirma Celso Marques, médico responsável pelo balneário de Águas de São Pedro há 10 anos.

Avenida Charme Hotel

Para quem ainda não conhece, o Avenida Charme Hotel é, na verdade, um tradicional hotel dos anos 40 que foi recentemente todo reformado e está sendo revitalizado. Foi construído em 1942, sendo o segundo hotel a ser erguido na estância de Águas de São Pedro, na época já conhecida pela associação natural com saúde, graças ao clima, à altitude (470 metros). Em termos de infraestrutura, o Avenida Charme Hotel conta com piscinas adulto e infantil com cascata, bar grill à beira da piscina, salão de jogos e equipe de monitores. Ao todo são 55 apartamentos com ar condicionado, cama-box, frigobar, telefone, despertador e wifi. Em julho, as diárias para casal estão com preços variando a partir de R$ 270 com café da manhã, almoço e jantar (durante a semana). Nos fins de semana, o preço da diária sobe para R$ 290 o casal também com todas as refeições. Duas crianças de até 12 anos no mesmo apartamento dos pais não pagam. Mais informações e reservas (19) 3482 7900 ou na Internet em www.avenidacharmehotel.com.br




Fonte: Avenida Charme Hotel










The Manhattan Reporter

Arquivo

Labels / marcadores

◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share

Publicidade






Eventos


Accelerate Brazil




InfraBrasil 2013




Recently Added

Recently Commented